Seguir

Devido a uma instabilidade do blogspot. para algumas pessoas a caixa de seguidores da barra lateral não está aparecendo, mas você pode seguir o blog, clicando em seguir na NavBar que aparece no topo da página.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Cronograma Capilar

Quem me acompanha no facebook sabe a saga que eu passo com meu cabelo e como eu não consigo ficar sem mexer nele.
Por causa de descolorações e colorações, ele foi estragando. No último post eu falei sobre uma hidratação superultrapowermegazord (confira aqui).
Hoje, com uma pequena inspiração da Gabi que veio me perguntar o que eu fazia pra manter o meu cabelo bonito (esse post é pra você, apesar de você já ter anotado tudo =D ) vim falar do Cronograma Capilar.

Eu comecei o cronograma capilar sem muita fé, confesso. Eu não entendia LHUFAS de cabelo e achava que só cortando pra arrumar. Mas depois de muito pesquisar e ler (blogs, grupos do facebook e wikipedia) comecei a entender algo, e resolvi fazer o cronograma. Meu cabelo tava pedindo socorro.

No post passado eu falei da hidratação. Mas não é só de hidratação que vive o cabelo.
Conforme você vai colocando químicas e mais químicas, chapinha, secador, baby liss, você vai abrindo as cutículas do cabelo, e junto os nutrientes e a água que estão guardadinhos lá dentro pra manter o fio bonito.

O cronograma capilar é composto de 3 etapas:

Hidratação
Nutrição
Reconstrução

Você pode ler por aí que são 4, junto com a Umectação. Mas essa eu acho exagero e nunca fiz.

Aí tá, você foi lá, judiou horrores do seu cabelo, abriu as cutículas e tirou tudo que o pobre coitado tinha. E agora, José?

Bom, primeiro você vai repor a água do pobre coitado. Porque sem a água ele não segura os nutrientes.
Então vamos lá, HIDRATAÇÃO:
Eu fiz um upgrade da receita do post anterior. Eu uso Yamasterol + babosa + uma tampinha de bepantol líquido. Puro amor S2

Repus a água, tia! E agora?

Agora é a hora da NUTRIÇÃO:
É aqui que você vai repor os nutrientes que você arrancou do pobre coitado. Você precisa de um bom creme que tenha óleos vegetais ou animais (tutano), ceramidas e aminoácidos.
Você nunca vai achar um que tenha TUDO isso junto (sorry).
Eu uso o creme de Tutano da Bioextrathus, com umas gotinhas de Semi di Lino (ampola da alfaparf) e uma colher de sobremesa de Óleo de Argan.
Tem um creme novo da AMEND de amarula que ouvi dizer que é MUITO bom pra essa etapa, mas ainda não tive a chance de usá-lo.

Tá com o xabelitos nutrido?

Vamos RECONSTRUIR:
É agora que çapo*** ficou séria. Vamos repor a massa do podre coitado e selar as cutículas dele.
Creme Repositor de Massa Capilar (RMC system passo 2) da AMEND (pote vermelho) e Queratina líquida.
Como meu cabelo tava BEM judiado eu comecei misturando eles na proporção de 1:1. Mas se você sentir que o cabelo fica duro depois (o meu começou a ficar dpeois de 2 aplicações), é porque ele não tá TÃO precisado de queratina, então pode diminuir a proporção.

O processo é o seguintchê:
Lava a juba com shampoo, tira o shampoo (pode parecer óbvio, mas é com ressaltar, vai que), tira o excesso de água com a toalha. Passa a sua misturinha da etapa que você tá fazendo, deixa agir, enxágua, condiciona e enxágua de novo.

Anotou?
Vamos aos tempos de ação: 15minutos para a hidratação e nutrição. 10 minutos pra reconstrução.

Tem gente que recomenda intervalo de dois dias sem lavar entre uma etapa e outra. Eu não consigo, então eu faço dia sim - dia não.
A ordem é a seguinte: Hidratação - 1dia - Nutrição - 1dia - Reconstrução - 1dia - (repeat). E se o seu cabelo estiver em estado DEPLORÁVEL, dê um tempo de secador, chapinha e químicas. Pelo menos até ele dar uma melhorada..

That's all, folks!
Espero que curtam, qualquer dúvida só deixar nos comentários.

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário